OFICINA DE ROBÓTICA

07 de novembro – 08:00 – 10:00

Idealizadores e Apresentadores

Prof. de Eng. Elétrica: Dr. Rui Bertho Junior

Aluna de Eng. Elétrica: Julia Cristina Soares Sousa

Aluno de Eng. Elétrica: Matheus de Castro Passos Prado

 

Robô e Pista da Olimpíada Brasileira de Robótica

A Modalidade Prática da OBR caracteriza-se por simular um ambiente real de desastre onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs. Em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, um  robô completamente autônomo desenvolvido pela equipe de estudantes recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana.

O robô deve ser ágil para superar terrenos irregulares (redutores de velocidade); transpor caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (gaps na linha); desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampas) para conseguir salvar a(s) vítima(s) (bolas de isopor revestidas de papel alumínio ou pintadas de preto ), transportando-a(s) para uma região segura (área de resgate) onde os humanos já poderão assumir os cuidados.

O s robôs devem ser autônomos (atuar sem qualquer interferência humana) e devem ser iniciados manualmente pelo capitão da equipe . O uso de controle remoto para controlar manualmente os robôs não é permitido. Os robôs devem ser montados, programados, desenvolvidos e ajustados apenas pelos estudantes. Soluções prontas de robôs completos não serão permitidas. Os alunos precisam pesquisar, projetar e construir seus próprios robôs, usando kits de robótica, placas e componentes eletrônicos, peças avulsas em geral, microcontroladores, entre outros.

Os mentores, tutores e professores do colégio ou da equipe devem sempre incentivar o desenvolvimento do robô pelos estudantes e não realizar as tarefas para eles apenas com o intuito de ganhar a competição. A arena utilizada nas etapas regionais e estaduais da OBR é uma versão simplificada da tarefa de resgate da RoboCup® Federation® nas competições da RoboCup® Junior Rescue Line.

 

Micromouse: Um robô solucionador de labirinto

Apresenta os aspectos básicos necessários para o bom entendimento de como construir as partes de uma competição Micromouse para solucionar labirinto. Inicialmente será abordado a construção física do labirinto, em seguida aborda-se a construção do micromouse, os algoritmos de controle e uma das principais técnicas de solucionar o labirinto, o FloodFilld.

As células de um labirinto oficial medem 180x180mm (distância entre os centros das paredes). Nesta sugestão de projeto em cada canto de uma célula (exceto nos limites do labirinto) tem um conjunto de quatro furos de 6mm de diâmetro circunscritos em um círculo com 30mm de diâmetro. As paredes do labirinto podem ser feitas de MDF com as duas faces brancas, a espessura oficial é 12mm, mas chapas de 15mm são mais fáceis de serem encontradas e não é um problema utilizá-las.