MESA REDONDA

Por que não inovamos? A produção acadêmica não tem se tornado produto de mercado.

09 de novembro – 15:30 – 16:30

 

Muito se discute acerca do tema inovação e de por que o Brasil não desponta como uma liderança nesse aspecto, visto o seu aparente potencial criativo. É inquestionável, a importância estratégica que assume cada vez mais o domínio do conhecimento científico e tecnológico para o desenvolvimento sustentável de qualquer país. Afinal, a competitividade de um país no mercado internacional esta intimamente ligada à sua capacidade de inovar e, dentre outros fatores, à estrutura do seu sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesse contexto, a pesquisa exerce um papel fundamental no desenvolvimento da inovação e, portanto, a universidade, como principal ambiente de geração e difusão do conhecimento.

 

MEMBROS CONVIDADOS

 

Prof. Carlos Giovanni (mediador)
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESPI. Presidente do Centro Unificado de Inovação Aplicada – CUIA.

Prof. Marcos Linhares
Pesquisador-Chefe da Rease Informática, onde atua com aceleração de Startups e Spinoffs nas áreas de Biotecnologia, Big Data e Empreendimentos de Base Tecnológica. Responsável pelo NAVE – Núcleo Avançado de Educação Empreendedora. Bicampeão do Prêmio Educação Empreendedora Brasil, uma iniciativa Endeavor e Sebrae (nos anos de 2010 e 2012). Campeão do Prêmio “Tecnologias que Transformam”, iniciativa da Fundação Telefônica / VIVO (2013). Autor do livro: C.H.O.Q.U.E.: Tratamento para o Surto Empreendedor. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Inovação, Educação Empreendedora e Empreendedorismo Digital.

Prof. Bringel Filho
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente é consultor de Inovação do SEBRAE, mentor de startups de tecnologia dos programas Acelera CUIA de Startups (Lagoas Digitais),Startup Timon e SEBRAE Like a Boss – Teresina/PI.

Prof. Rafael Ângelo
Consultor e membro do conselho gestor de incubadora do IFPI – Campus Floriano, coordenador de extensão do campus, consultor interno em Propriedade Intelectual, ex-coordenador da incubadora do IFPI – Campus Floriano e co-fundador da mesma em 2014.