CHAMADA DE ARTIGOS
É com satisfação que convidamos a comunidade acadêmica e empresarial a submeter trabalhos ao ENUCOMPI 2018, a realizar-se em Floriano, Piauí, entre 07 e 09 de novembro de 2018. Os autores poderão submeter artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspectivas de investigação, ideias e/ou arquiteturas inovadoras, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, estudos de caso, etc., que se enquadrem nas temáticas da conferência.
INFORMAÇÕES AOS AUTORES
Poderão ser submetidos três tipos de artigos:
- Artigo Completo (Full Paper): Trabalhos concluídos ou consolidados sobre I&D realizada numa das temáticas da conferência. Estes artigos terão um limite máximo de 6 páginas.
- Artigo Pôster (Poster Paper): Trabalhos iniciais, mas com ideias relevantes a serem discutidas. Estes artigos terão o limite máximo de 2 páginas.
- Artigo Indústria (Industry Paper): Trabalhos da indústria que mostram experiências práticas, atividades de I&D, ferramentas, etc., enquadradas em algumas das temáticas da conferência. Estes artigos serão resumos com o limite máximo de 2 páginas.
No texto do artigo para avaliação pela Comissão Científica não deverão ser incluídas informações que possibilitem a identificação dos autores. Assim, nomes, filiações e referências bibliográficas dos autores não deverão aparecer na versão inicial. Essas informações deverão ser incluídas somente na versão final do artigo. Só serão aceitos artigos submetidos via Plataforma JEMS (link para submissão).
Os artigos submetidos não devem estar publicados nem sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional. Todos os artigos devem seguir as normas de formatação e estar escritos em português ou inglês, padrão SBC (disponível aqui). Todos os artigos serão objeto de “blind review” por, pelo menos, dois elementos da Comissão Científica.
Alguns dos artigos (full papers) poderão vir a ser aceitos somente como artigos pôster. Neste caso os artigos pôster poderão manter para publicação no livro de atas o número de páginas inicial com que foram submetidos.
Os autores de artigos aceitos como artigos pôster também devem preparar e imprimir um pôster para exposição na conferência. O pôster deverá ter orientação vertical e tamanho A1 ou A2. A conferência dispõe de sessões de trabalho para apresentação e discussão oral dos pôsteres, junto aos mesmos, com 5 minutos por cada pôster.
Os autores de artigos (full papers) aceitos disporão, em sessão de trabalho da conferência, de 15 minutos para a sua apresentação, mais 5 minutos para a sua discussão.
Os autores de artigos indústria (industry papers) aceites disporão, em sessão de trabalho da conferência, de 10 minutos para a sua apresentação, mais 5 minutos para a sua discussão.
Para garantir a publicação de um artigo no Livro de Atas (ISSN/ISBN), pelo menos um dos autores terá de se inscrever na conferência e fazer-se presente para apresentar o trabalho de acordo com o cronograma a ser divulgado pela organização do evento. O artigo deve respeitar o formato sugerido e não exceder o número máximo inicial de páginas previsto. Adicionalmente, os autores de trabalhos que recebam recomendações de alteração do artigo, deverão seguir as mesmas, antes do envio da versão final.
TEMÁTICAS
Os artigos a submeter deverão enquadrar-se nas grandes temáticas propostas (os tópicos propostos para cada temática são meramente indicativos para enquadrar os trabalhos, não se pretendendo restritivos):
A) OMIS – Organizational Models and Information Systems
Information Systems Planning and Management; Business Integration; Information Systems Architectures; Project Management; Information Society; Virtual Organizations; e-Government; e-Commerce; e-Business; e-Portals; Web 2.0 & 3.0; Communities of Practice; Social Aspects of Information Systems; Enterprise Information Systems; Accounting and Management Information Systems;Geographic Information Systems.
B) KMDSS – Knowledge Management and Decision Support Systems
Knowledge Management and Ontologies; Knowledge Acquisition and Elicitation; Ontology-driven Knowledge Engineering; Ontology Design and Engineering; Decision Support Models; Decision Support and Software Engineering; Statistical Decision Models and Algorithms; Business and Competitive Intelligence; Data Warehousing and Data Mining
C) SSAAT – Software Systems, Architectures, Applications and Tools
XML and Internet Languages; XML and Data Management; Web Architectures and Applications; Multimedia Tools and Applications; Multimedia Analysis and Processing; Content Management and Distribution; Computer Security; Intelligent Agents; Software Engineering and Quality Metrics; Metadata, Modelling and Semantics.
D) CNMPS – Computer Networks, Mobility and Pervasive Systems
Interworking Heterogeneous Networks; Systems over Home, Body and Personal area Networks; Applications of Ad-hoc, Sensor and Vehicle Networks; End-to-End Protocols Over Heterogeneous Networks; Middleware for Supporting Mobility, Context-aware and Location-based Computing; Security in Mobile and Ubiquitous Systems; Software Engineering Support for Pervasive Applications; Novel Applications of Pervasive Computing; New HCI Challenges in Mobile and Ubiquitous Systems; Test and Evaluation of Pervasive Systems.
E) HCC – Human Centered Computing
Human Centered Computing; Human-Computer Interaction; Human Systems Design; Evaluation of Systems Applied to Users; Assessment; Devices Design (from hardware or software view); E-M-V Systems; Usability; Accessibility.
F) HIS – Health Informatics
Electronic Health Record; Clinical Decision Support Systems; Knowledge Management for Healthcare; Evidence-based Health Services; Biomedical Data Management; Biomedical Images Processing; Telemedicine and eHealth; Mobile Computing in Healthcare; Integration and Interoperability; Health Portals; Standards; Ethic, Privacy and Security; Legislation; Curriculum models in Health Informatics.
G) ITE – Information Technologies in Education
Digital Divide; e-Learning Methods and Case Studies; Mobile and Pervasive Technologies; Digital Games; Multi-user Virtual Environments; Informal Learning; New Classroom Technologies (PDAs, Interactive Witheboards, etc.); Personal Learning Environments; Visual Media (Videoconference; Digital Photography); e-Portfolios and Social Software (Wikis, Blogs, Podcasting, etc.).
H) AEC – Architecture and Engineering of Construction
Architecture Project and Education; Building Engineering; Facilities Management; Structure; Sustainability; Acoustics; Efficiency; Urbanism; Sustainable urbanism; ICTs and Architecture; Conservation, safety and maintenance; New visual technologies (Augmented Reality, Virtual Reality, Mixed models, on-line visualization); Rendering; “Gamification”.
DATAS IMPORTANTES
Deadline para Submissão: 09 de setembro de 2018 16 de setembro de 2018
Notificação de Aceitação: 07 de outubro de 2018
Submissão da Versão Final: 28 de outubro de 2018
COORDENAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO CIENTÍFICO
Prof. José Valdemir dos Reis Junior (UFPI/Teresina)
Prof. Rodrigo de Melo Sousa Veras (UFPI/Teresina)
Prof. Ricardo de Andrade Lira Rabelo (UFPI/Teresina)